Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Plus is More

04
Mai15

Cruzeiro das Pontes no Douro

Plus is More

Na semana passada fui com o meu namorado fazer o Cruzeiro das 6 pontes, no rio Douro. Um passeio de Barco Rabelo que deveria ser feito por todos os portuenses, disfrutamos de uma visão diferente das margens do rio. Temos uma cidade linda!!!

Montagem 1.jpg

Montagem 2.jpg

Montagem 3.jpg

 

Montagem 4.jpg

Montagem 5.jpg

As 6 pontes fazem a ligação entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. São elas, a Ponte da Arrábida, Ponte Luis I, Ponte Infante D. Henrique, Ponte Maria Pia, Ponte São João e, por fim, a Ponte do Freixo.

 

Ponte Luís I – A construção desta ponte começou em 1881 e a inauguração deu-se no dia 31 de Outubro de 1886, projecto da responsabilidade de Teófilo Seyrig, sócio de Gustave Eiffel, no reinado de D. Luis I. Esta ponte foi até 2003 exclusivamente rodoviária, e caracteriza-se por ser uma ponte com dois tabuleiros. O tabuleiro do piso superior foi totalmente reconstruído, para permitir a circulação do Metro do Porto, com a finalidade de unir por este meio de transporte as cidades do Porto e Gaia.

Luis Montagem1.jpg

Luis Montagem2.jpg

Ponte da Arrábida – Foi projetada e construída pelo engenheiro civil e professor universitário português, Edgar Cardoso. É a ponte mais próxima do Oceano Atlântico e no ano da sua conclusão, em 1963, foi considerada a ponte com o arco do seu estilo mais longo do Mundo.

Montagem Arrabida.jpg

Ponte Maria Pia – Foi também projectada por Teófilo Seyrig e edificada entre 1876 e 1877 pela empresa “Eiffel Constructions Métalliques”, foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro. A sua imagem é muito semelhante à ponte Luis I. Encontra-se em estudo o seu reaproveitamento para ser utilizada como ciclovia.

Maria Montagem.jpg

Ponte de São João – Construída em 1991, para substituir a Ponte Maria Pia. Esta ponte foi projetada (à semelhança da Ponte da Arrábida) por Edgar Cardoso, nos anos 90. O seu nome está diretamente relacionado com o santo popular mais aclamado no Porto, o São João. Actualmente, o tabuleiro superior serve a rede de comboios em direção ao sul do país.

sjoao Montagem.jpg

Ponte do Freixo – A ponte mais a montante do rio, na cidade do Porto. A moderna ponte do Freixo, foi criada para servir como alternativa rodoviária à caótica Ponte da Arrábida, e assegurar as ligações ao Sul por Auto-Estrada, pelo IP1.

11212250_10153281318113407_2081454833_n.jpg

Ponte do Infante – Foi assim baptizada em honra ao Portuense Infante D. Henrique. Esta ponte foi terminada em 2003, tornando-se a mais recente de todas as pontes da cidade. É a mais elegante no seu estilo, destacando-se como sendo a mais longa ponte de arco com apenas um tabuleiro (superior) em todo o Mundo.

Infante Montagem.jpg

Não estava um dia muito bonito (sol nem vê-lo), como podem verificar nas fotos, mas mesmo assim tivemos muita sorte porque não choveu !!

11215937_10153280873878407_193112335_n.jpg

O Porto é lindo e estamos sempre a surpreender-nos com a beleza desta cidade!

 

Entretanto ficou prometida uma visita às Caves, que será em breve, por isso aguardem as novidades !!

 

Jo*