Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Plus is More

19
Mar15

Granola??

Plus is More

ee0d0fa37a1e53fd594abeba61249ec2.jpg

 

O que é a Granola?

Sim, a granola, pode até estar na moda, mas não quer dizer que não seja saborosa e saudável!

A granola é uma mistura de frutos secos, sementes, grãos, envolvida numa calda preparada com açúcar mascavado e mel.

 

É um alimento óptimo para o pequeno-almoço, acompanhado de leite, ou para um lanchinho, com iogurte, por exemplo. Até dá para "matar aquele ratinho" a meio da manhã, como snack!

 

Mas então, quais são os benefícios? É saudável?

A granola traz também benefícios à saúde, no entanto devemos ter em consideração a sua composição. Como é rica em fibras, ajuda ao bom funcionamento digestivo, e devido a alguns componentes como frutas, é também rica em vitaminas e minerais e por vezes antioxidante. 

Devemos ter alguns cuidados nas variações que fazemos, para não terem muita quantidade de açúcares, assim como gordura. Também depende muito do efeito para que queremos a granola, se for com o objectivo de emagracer, atenção com as calorias!

Se quisermos fazer uma dieta, não devemos comer sozinha, devemos utilizar juntamente com outro cereal que tenha baixa carga glicemica, como por exemplo a aveia, ou as sementes de chia, e deve ser comido com moderação, podemos até guiar-nos com uma colher de sopa de granola por dia. 

 

Depois de muita procura, encontrei uma receita simples, que me enche as medidas! A receita do Chef Jamie Oliver parece-me ser fácil e indicada para os meus gostos culinários (sim, sou um bocado esquisitinha!)

 

Vamos experimentar?

 

Ingredientes

200g de nozes mistas

400g aveia em flocos

100g de abóbora e/ou sementes de girassol

400g de mel

200g de morangos cortados ao meio

200g de framboesas

200g de frutas misturadas secas (ex: passas e damascos picados)

 

Modo de Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as nozes num saco plástico, retire o ar e sele o saco. Suavemente, bata com um rolo até que estejam levemente esmigalhadas. Coloque numa tigela e acrescente a aveia e as sementes.

Aqueça o mel até ficar bem líquido e mexa na mistura de sementes com uma colher de pau até que tudo esteja levemente revestido.

Espalhe a mistura numa assadeira e coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido, cerca de 30 minutos, até que a mistura fique crocante e com um tom dourado. Entretanto, coloque os morangos e framboesas numa panela em lume brando durante 10 minutos até que fique bem cozido.

Retire a bandeja do forno e deixe arrefecer. Em seguida, parta as sementes torradas, a aveia e as nozes em pedaços e misture com as frutas secas.

 

JÁ ESTÁ!

Modo de conservação: colocar em frascos de vidro esterilizados e conservar até 15 dias.

 

A Granola pode ser utilizada de várias formas.

Com leite, iogurte, em barrinhas de granola (do género barrinhas de cereais), até onde a nossa imaginação culinária nos levar! Acho que a minha preferida vai ser com iogurte natural. 

 

Podem também ser adicionadas algumas variações como sementes de chia, amendoim, caju, fruta desidratada, ou até mesmo lascas de chocolate!

 

 

image1.JPG

Todos estes ingredientes podem ser encontrados nos hipermercados, na secção de produtos avulso ou dietéticos, em ervanárias e lojas de produtos naturais. 

 

Estamos ansiosas por experimentar!!!

E vocês? Também? Ou têm mais receitas para partilhar connosco?

 

Queremos saber!

*S

 

Fonte: Pinterest