Pelo Douro...
No fim-de-semana passado fui com o F. visitar o Douro. Aproveitamos o fim-de-semana prolongado e fomos conhecer um pouco mais daquela região. Para começar, o tempo surpreendeu-nos imenso, pensavamos que ia estar a chover mas tivemos sorte, esteve sempre muito bom.
Ficamos hospedados em Tabuaço, no Hotel Douroinn, foi baratíssimo e era realmente bom. O Hotel foi remodelado há pouco tempo e está mesmo muito giro.
Começamos o nosso passeio pelo Pinhão, uma pequena vila, no coração do Douro. Fomos à estação de caminhos-de-ferro, conhecida pelos azulejos pintados, que retratam a azáfama das vindimas.
Passeamos no cais do Pinhão, que tem uma vista maravilhosa. Que sítio bonito este.
Em Tabuaço, decidimos subir ao Miradouro do Fradinho. Ora bem, eu não tinha muita noção daquilo que me esperava, inicialmente pensei que iríamos de carro, mas não, o acesso era feito por uma loooooonga escadaria em madeira, cerca de 420 degraus. Tanto medo que eu tive senhores....cada vez que subia mais dez escadas e olhava para trás dava-me um grande aperto no coração. Desconhecia este meu pavor de alturas...mas por amor, lá fui eu escada acima . Mais uma vez, uma vista magnífica.
Queriamos muito ir conhecer uma quinta e provar os seus vinhos. Optamos pela Quinta do Seixo, muito bem localizada, no coração da região demarcada do Douro. Fica na estrada entre a Régua e o Pinhão.
Esta quinta pertence à Sogrape Vinhos e produz simultaneamente Vinhos do Porto (Sandeman) e Douro DOC.
Fizemos a visita guiada à adega, à garrafeira, aos lagares robóticos e no fim fomos até à sala de prova, nós optamos por fazer prova de vinhos do Douro e não de vinhos do Porto, mas a sala é simplesmante maravilhosa e tem uma vista arrebatadora. Quando forem ao Douro, não deixem de passar por lá.
Também fomos à Régua, estivemos no Museu do Douro e passeamos à beira rio .
Tivemos muita pena mas não foi possivel fazer o passeio de barco pela região devido à subida do rio ! (Segue imagem ilustrativa desta subida...)
Quanto a restaurantes aconselho-vos a Tachinho da Té, em Tabuaço; Taberna do Jéréré, na Régua; Castas e Pratos, também na Régua.
Visitem o Douro, vão adorar.
Jo*